sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Casual vs Business

Desde que me encontro "between jobs" que tive, há 3 semanas, uma nova aventura profissional.

Tenho estado a ajudar uns amigos, que têm uma empresa de estafetas, a ultrapassar o pico de trabalho nesta época das festas.

Faço de estafeta e ando a entregar encomendas.

Uma das coisas que mais me tem despertado a atenção nesta minha experiência é a forma como a maioria das pessoas me trata enquanto faço o meu trabalho.

Não, ainda não fui maltratado por ninguém, mas o tipo de tratamento é completamente diferente daquele a que tenho estado habituado enquanto estes últimos anos de actividade profissional. Porquê? Por causa dos trapos que visto numa e noutra ocasião.

Passo a explicar: Enquanto ao longo dos últimos anos trabalhei em empresas com um nível de formalismo elevado e que exigição que o dress code fosse um Business clássico, arreado de fatinho e gravata, neste tido de profissão que agora experimento o dress code é casual, uns jeans e uns polos resolvem a "farda" do dia.

Quando vestidinho todo pipoca de fatinho e gravata chego a uma empresa para trabalhar e me tratam por Sr., você, e até por Dr., agora neste tipo de serviço, quando chego ás empresas uma significativa quantidade de pessoas, maioritáriamente os seguranças e porteiros dos edifícios que visito tratam-me por tu.

De fatinho sou o Dr., de jeans sou o "pelintra" de cabelo com gel e barba à Mourinho que SEGURAMENTE não terá mais de que o 9º ano e cujo tratamento passa pelo vulgar e intimista "Tu".

Eu não chateio minimamente com a situação, para ser sincero até me divirto bastante. Quem me conhece sabe que sou do mais informal que existe e que o tu não me fere ou melindra de todo, identifico-me muito mais com o "tu" do que com o "Dr.".

Mas, no entanto, é interessante do ponto de vista sociológico ver e viver este tipo de dicotomia no trato social com base na roupa que usamos mas também, julgo eu e não me devo enganar muito pela profissão que desempenhamos.
De fato para uma reunião com o Sr. Macedo é: "Pode sentar-se e espere um pouco que vou anunciá-lo ao Sr. Macedo. Deseja uma água?" de jeans para entregar uma encomenda ao Sr. Macedo é: "Espera aí que vou ver se o Sr. Macedo está. Lixado este tempo não está?"

Tenho a certeza que o bom do segurança não o faz por mal e acredito que ele só age desta forma porque se identifica muito mais com o tipo de jeans do que com o "pretencioso" do fatinho janota, no entanto o pêlo por trás das vestes é o mesmo.

No entanto tenho sentido, na maioria dos casos, um tratamento semelhante ao que sentia anteriormente e nota-se que cada vez mais temos pessoas válidas e muito educadas em todos os níveis das empresas, desde o porteiro até ao topo, e é bom sabê-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário