sexta-feira, 18 de junho de 2010

Elogios Fúnebres

Hoje morreu José Saramago.
Aos 87 Anos o prémio Nobel da literatura, partiu vergado pelo cancro que o atormentava há já tempo demais.

Este facto era algo que, á partida, não me suscitava qualquer tipo de interesse para escrever um post, no entanto e após o bombardeamento mediático deste desaparecimento não fiquei com alternativa senão fazê-lo.

Eu não tenho uma opinião formada a respeito do Saramago, não só porque enquanto pessoa o meu desconhecimento a seu respeito é total, como a nível da sua internacionalmente reconhecida obra o meu interesse, até hoje, roçou o nulo. Da primeira e única vez que tentei ler um livro seu, tive que voltar atrás tantas vezes por perder o fio à meada que o único sentimento que o dito livro me gerou foi uma soneira que faz favor.

No entanto, a questão central deste desaparecimento que faz com que esteja aqui a divagar neste momento são os elogios que todas as personalidades que tive a oportunidade de ouvir nas notícias a referirem-se ao Saramago, fizeram sobre ele.

Numa postura muito "tuga", todas a figuras públicas que ouvi a comentarem a morte do Saramago, rasgaram-se em elogios ao defunto.

Ora o Saramago, independentemente do seu valor, era uma figura polémica, um homem de convicções políticas e sociais muito extremadas, um tipo que há decadas pirou-se para viver em Espanha por alegada falta de identificação com a sua própria nação.

Hoje ouvi tipos que claramente se situam em posições ideológicas diâmetralmente opostas à do morto a elogiarem a sua personalidade, a sua genialidade, o seu legado literário, etc...

Cambada de cínicos (muitos deles eram políticos, pelo que poderiam ser declarações moldadas pela deformação "profissional").

Isto não acontece só quando alguém que é uma figura pública morre, mesmo quando morre o Sr. Manuel taxista, ou a D. Clarice da frutaria, ambos crápulas do pior, odiados em vida por uma grande fatia dos seus pares, lá vêm os "tugas" seus conhecidos dizer "coitado, era tão boa pessoa" ou "é uma pena, uma mulher daquelas...", ainda que pensassem, em vida do morto, precisamente o oposto.

Deixo aqui algumas interpretações de elogios fúnebres a figuras controversas, sejam elas públicas ou não:

1.
Elogio Fúnebre: "coitadinho, era tão boa pessoa"
Interpretação: "era um filho da puta de primeira"

2.
Elogio Fúnebre: "era tão novo para morrer"
Interpretação: "dassss...já devia uns anos à cova"

3.
Elogio Fúnebre: "figura ímpar que deixa uma obra marcante da sua vida"
Interpretação: "maluco do caralho, só fez foi merda enquanto cá andou"

São apenas três exemplos da capacidade de distorção do nosso real pensamento sobre alguém, que se apodera de nós 2 segundos após a morte de uma pessoa de índole duvidosa.

Voltando ao Saramago, foi preciso o "espanhol" bater a caçuleta para ter direito a Conselho de Ministros extraordinário que resulta num luto nacional de 2 dias.

Porra...o gajo tinha mesmo uma importância que eu não consigo alcançar...senão vejamos:

O Saramago vence o prémio Nobel da literatura em 1998 depois disso, decrevo abaixo uma bruta e pouco profunda cronologia dos acontecimentos nacionais e internacionais que se lhe seguiram.

1998 - FC Porto Campeão;
1999 - FC Porto Campeão;
2000 - Boavista Campeão;
2001 - Guterres demite-se;
2001 - Bin Laden, acha que a arquitectura de Nova Iorque tá fraquinha e manda dois Boings tratar disso;
2001 - Invasão do Afganistão pelos EUA gerando uma guerra que ainda hoje faz vitímas;
2002 - Durão Barrosos é eleito Primeiro Minstro;
2003 - FC Porto Campeão;
2003 - Invasão do Iraque pelos EUA gerando uma guerra que ainda hoje faz vitímas;
2004 - Durão pira-se para a presidência da união europeia e deixa lá o Pedrito dos poleiros;
2004 - Gastam-se milhões a organizar um Europeu de futebol em Portugal para sermos enrabados pela Grécia na final;
2004 - Um tsunami varre o sudeste asiático matando centenas de milhares de pessoas, mas o Benfica ganha a Taça de Portugal;
2005 - Sócrates vira primeiro ministro e BENFICA CAMPEÃO;
2006 - FC Porto Campeão e Cavaco Silva é o novo Presidente da República;
2007 - FC Porto Campeão;
2007 - portugueses estão a ficar tesos;
2008 - FC Porto Campeão;
2008 - portugueses continuam a ficar tesos;
2009 - FC Porto Campeão e Socrates forma novo governo;
2009 - Portugueses tão super, hiper, mega tesos;
2010 - O Carlos Queiroz está na África do Sul a comandar a selecção no mundial, mas BENFICA CAMPEÃO;
2010 - se os portugueses ficarem mais tesos têm de recorrer à cofidis para comprar papo-secos;

2 dias de luto nacional??!!! já viram que depois do homem ter sido prémio Nobel as únicas coisas boas que aconteceram no mundo foi o Benfica ganhar uma taça de Portugal e 2 campeonatos em 12 anos....safa... se o gajo dura mais meia duzia de anos o que se seguia??? para além do FC Porto vir novamente a ser campeão, pior só o armagedão.

No entanto e apesar da indiferença que caracteriza a minha simpatia por Saramago, uma morte é sempre um momento triste e de recolhimento, por isso paz à sua alma.

Sem comentários:

Enviar um comentário