sexta-feira, 4 de junho de 2010

Adormecer

Se cá em casa há coisa mais dificil que isto (no que ao Martim diz respeito)!!!

O Vasco é despachado, é chegar enfiar na cama, meter a história do Ruca a dar no projector que o tio Miguel e a tia Rita deram, adeus e até amanhã.
Claro que tem dias em que não lhe apetece ser tão colaborante e lá vai resistindo com maior ou menor intensidade, no entanto a coisa dá-se com uma rapidez acitável na grande maioria das vezes.

O Martim, isso já é outra cantiga.
O sacrista do garoto é cheio de rituais, não só na hora de ir deitar mas em tudo, para ele os dias têm de seguir certos e determinados passos que, a falharem, já a mostarda lhe vai chegando ao nariz.

Mas voltando ao deitar, primeiro tem de lavar os dentes, sempre na casa de banho dos papás, com a escova dele mas a pasta tem de ser a normal que os papás usam, não há cá mariquices de pastas com sabor a morango e extra fluor para dentes de leite, tem de ser tradicional, mentol à crescido.

Depois tem de buchechar com elixir colgate vermelho.

segue-se o xixi, preferencialmente na sanita dos papás e de pé como um homem crescido, facto que a minha mulher adora pelos salpicos que deixa em toda a volta do sanitário dadas as suas curtas pernitas.

Chegamos ao quarto, escolher a história para ler antes de apagar a luz, ele tem uma boa dezena de livros mas a escolha recai sempre em volta de 3 ou 4 "obras" da sua preferência.

Lida a história apagar a luz, tem de ser ele, se proponho sequer ser eu, antes de acabar a frase "hoje o papá desliga" já ele está de joelhos na cama à espera do candeeiro para apagar a luz.

Apagada a luz, eu ou a mãe (tentamos fazer isto um dia eu outro a minha mulher) temos de nos deitar ao lado dele até ele adormecer.

Todos os dias, por esta ordem específica e não outra.

Acho que os rituais não são negativos, antes pelo contrário, o facto dele ser um míudo de hábitos também não me causa estranheza ou incómodo algum, agora a parte de ter de ficar deitado na cama dele até ele adormecer é uma seca que nem vos conto.

Para a mãe é porreiro, a grande maioria das vezes ela adormece com ele (muitas vezes antes dele) e nem dá pelo tempo a passar, agora eu....
A não ser em caso de cansaço extremo, é raro adormecer na cama do Martim, principalmente porque depois dele adormecer ainda há coisas que gosto de fazer como ir ao computador ou ver as séries nos canais por cabo.

Agora, "mas porque raio o facto de teres de ficar na cama do míudo até ele adormecer é seca para ti?", perguntam vocês, meros desconhecedores dos rituais nocturnos do meu filho Martim, PORQUE O SACANA DO PUTO CHEGA A FICAR 1 HORA E MEIA ATÉ ADORMECER!!!!

Ás vezes já está tudo silencioso, começo a levantar-me muito devagarinho da cama e oiço um imediato, fresco e vigoroso "Papá, onde é que vais?", agrrrr...."estava-me só a esticar" respondo eu, "oh, sim sim" manda ele de volta...

Sem comentários:

Enviar um comentário